“Se no passado a economia condicionou a utilização do meio ambiente, sem se preocupar com a degradação e exaustão de seus recursos, atualmente parece ser o meio ambiente que deve condicionar a economia” (Comune, 1994, p. 45-46).

Pesquisar este blog

XI Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica

XI Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica
XI Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO) e VII Congreso Iberoamericano de Desarrollo y Ambiente (CISDA) 2015 "Aplicações da Economia Ecológica nas Políticas Públicas Latino-americanas"

Indicação de Livros

Esta seção é dedicada a indicação de livros que buscam analisar a relação entre o Sistema Econômico e o Sistema Natural.


Enfrentando os limites do crescimento: sustentabilidade, decrescimento e prosperidade

Organizado por: Philippe Léna e Elimar Pinheiro do Nascimento


O livro é composto por uma coletânea de artigos organizados pelo geógrafo e sociólogo francês, Philippe Léna e pelo sociólogo brasileiro Elimar Pinheiro do Nascimento sobre as discussões em torno do Paradigma do Sustentabilidade. Essa coletânea é uma importante contribuição para o avanço das discussões em torno dos limites do crescimento, que está na base do Paradigma da Sustentabilidade.

Ler resenha do Prof Ademar Romeiro (publicada em 2012, na Revista Sustentabilidade em Debate).
Onde comprar.

ecossistemas florestais
interação homem-ambiente
Organizadores: Emilio F. Moran e Elinor Strom



Este livro reúne os resultados de um projeto de pesquisa de larga escala e multidisciplinar desenvolvido em mais de doze países e em cerca de oitenta locais diferentes. O projeto concentrou-se em investigar as mudanças na cobertura vegetal e o uso da terra em regiões de florestas, e o papel da população através do exame de vários casos, de forma a testar como a densidade populacional ou sua distribuição está associada à perda de florestas ou a sua recuperação. O trabalho focalizou, em particular, florestas do trópico úmido, do trópico semi-árido e florestas temperadas deciduais, as quais correspondem a uma porcentagem significante da cobertura vegetal total do planeta e por uma proporção significativa da biodiversidade mundial.
Fonte: Edusp Editora.

Ler resenha (resenha publicada em 2009, na Revista Economia & Sociedade do Instituto de Economia da Unicamp), por Lúcia da Costa Ferreira.


An Introduction to Ecological Economics (e-book)




Published: 1997, St. Lucie Press and International Society for Ecological Economics
Authors: Robert Costanza, John H. Cumberland, Herman Daly, Robert Goodland, Richard B. Norgaard
Hardcover: ISBN: 1884015727
EDITOR'S NOTE: First published by St. Lucie Press in 1997, An Introduction to Ecological Economics was among the first comprehensive introductions to the field of ecological economics. A second edition is now in preparation, and the authors and publisher invite you to contribute to the revised edition. You can do so by editing and expanding the current chapters, adding a new chapter, or by writing new entries/informational boxes.
 
A Riqueza de Todos, por Jeffrey Sachs


Em A riqueza de todos, o renomado economista Jeffrey Sachs expõe a perigosa trajetória que a humanidade vem seguindo por não reagir aos desafios mundiais deste milênio. São desafios negligenciados há vários anos e que prometem se agravar ainda mais, à medida que a população global cresce exageradamente e aplica a tecnologia de forma pouco responsável.

Neste ensaio alarmante mas sobretudo otimista, Sachs nos mostra que já existem políticas alternativas prontas para serem implementadas — mas será necessária uma cooperação global entre nações, empresas e cidadãos conscientes para que o planeta chegue à metade deste século estabilizado, próspero e ambientalmente sustentável.

O crescimento populacional descontrolado é o desafio mais importante e imediato para as nações. Em 2050, Sachs estima que seremos quase 9 bilhões de pessoas, 1,7 bilhão a mais que hoje. Utilizando gráficos e tabelas de institutos de pesquisa mundialmente respeitados, o autor mostra que o planeta terá sérias dificuldades para comportar essa superpopulação e suprir suas necessidades. São aqui ilustrados os conflitos decorrentes do fenômeno da globalização nas grandes metrópoles do mundo, num cenário em que a maior parcela da população será urbana. O agravamento da desertificação e do aquecimento global é analisado em cálculos e estudos coletados pelo autor sobre a ação contínua e irresponsável do homem no meio ambiente.

Os mais pobres do mundo, hoje vítimas de epidemias, guerras civis e fome, serão os mais prejudicados pelas futuras ameaças. A riqueza de todos: a construção de uma economia sustentável em um planeta superpovoado, poluído e pobre prova de forma enfática e esclarecedora que resolver estes e outros problemas globais não representa uma despesa exorbitante e desnecessária, mas uma ação capaz de proporcionar mudanças concretas e duradouras.

Sachs nos dá uma verdadeira aula de geopolítica internacional, com estratégias que visam o bem-estar de toda a humanidade no século XXI.

Acesse o hotsite do livro, nele você poderá ler um capítulo e obter mais informações. Clique aqui.

Fonte: Editora Nova Fronteira.

A Natureza Como Limite da Economia: A Contribuição De Nicholas Georgescu-Roegen, por Andrei Cechin




A obra do economista romeno Georgescu é ainda pouco conhecida no Brasil, lacunaque Andrei Cechin supre com este livro, que traz ao leitor a vida e a obra de umdos mais importantes nomes do pensamento econômico do século XX. ParaGeorgescu, é impossível manter os níveis atuais de crescimento econômico semque as futuras gerações arquem com o ônus da irresponsabilidade. É necessárioque a economia deixe de crescer e até mesmo que se retraia a atividade deprodução e consumo. Inicialmente, o autor apresenta o paradigma que une todasas escolas do pensamento econômico, mostrando porque ele é irreal. Em seguida,aborda a vida e a obra de Georgescu, detalhando suas principais ideias, eavaliando-as no contexto da contraposição entre escassez de recursos naturais ecrescimento econômico. Cechin procura mostrar também que o futuro energéticoda humanidade está no centro da problemática do chamado desenvolvimentosustentável e como Georgescu fornece uma abordagem realista para esse debate.

Fonte: Editora Hucitec.
Para comprá-lo clique aqui.